Normas das propostas

As propostas para simpósios, comunicações orais e posters deverão ser submetidas até 15 de Abril de 2018. Aceitam-se propostas para comunicações em Português, Inglês e Espanhol. A aceitação ou recusa das propostas de simpósios e de comunicações livres (orais e posters), será comunicada aos proponentes até 30 de Abril de 2018.

A Comissão Científica reserva-se o direito de propor a passagem das comunicações para um formato diferente do proposto pelos autores. A Comissão Organizadora informa que reserva a aceitação definitiva das propostas de comunicações a pessoas inscritas no colóquio, pois pelo menos um dos autores de cada trabalho aceite para apresentação, seja qual for a sua modalidade, deverá estar inscrito formalmente no congresso. Cada inscrição só permite a apresentação de duas comunicações. Os autores inscritos e que apresentem a sua comunicação, receberão para além de um certificado de presença, um certificado de apresentação de comunicação.

COMUNICAÇÕES ORAIS e POSTERS

Para as comunicações orais e posters siga o seguinte formato para a proposta:

  • Título de comunicação
  • Nome(es) do(s) Autor(es),
  • Instituição/Instituições de Pertença
  • Endereço(s) eletrónico(s) de contacto habitual
  • Área temática (escolha entre as áreas temáticas do colóquio a que melhor poderá enquadrar o seu trabalho).
  • Resumo (não menos de 150 palavras e não mais de 250). O texto do resumo deverá indicar sumariamente os objetivos da comunicação, enquadramento teórico, metodologia empregue e resultados obtidos.
  • Palavras-Chave (3)

Cada comunicação oral tem o tempo limite de 15 minutos, sendo disponibilizados posteriormente 5 minutos para discussão e questões. O controlo do tempo da apresentação será rigorosamente realizado pelo coordenador da mesa.

Os posters deverão ter como medidas máximas 1m de largura e 1,20m de comprimento e ser apresentados com um tamanho de letra que permita a sua leitura a 1 metro de distância. Os posters serão organizados em sessões temáticas onde se promoverá a sua apresentação e discussão.

SIMPÓSIOS

As propostas de simpósio devem ser submetidas pelo Coordenador e ser enviadas com um enquadramento geral e os resumos das comunicações que compõem o simpósio (3 ou 4). Um simpósio terá que integrar participantes de pelo menos duas instituições diferentes e o mesmo autor não deverá aparecer em mais do que duas comunicações no mesmo simpósio. Um simpósio tem a duração de 1h 30m incluindo o tempo de Introdução, Apresentações e Discussão. Na proposta para o simpósio siga a seguinte estrutura:

  • Título do Simpósio
  • Nome do Coordenador/Instituição/Endereço Eletrónico
  • Área temática (escolha entre as áreas temáticas do colóquio a que melhor poderá enquadrar o simpósio).
  • Enquadramento e apresentação geral do simpósio (máximo de 250 palavras)
  • Palavras-Chave (3)

Para cada uma das comunicações do simpósio deverá apresentar-se:

  • Título de comunicação
  • Nome(es) do(s) Autor(es)
  • Instituição/Instituições de Pertença
  • Endereço(s) eletrónico(s) de contato habitual
  • Resumo (não menos de 150 palavras e não mais de 250). O texto do resumo deverá indicar sumariamente os objetivos da comunicação, enquadramento teórico, metodologia empregue e resultados obtidos.
TEXTO COMPLETO – ATAS e e-Book

Serão publicados em livro de atas em suporte digital e e-Book, com ISBN, textos completos referentes às comunicações, desde que estes sejam enviados até 10 de Julho de 2018, respeitem as normas de formatação e a inscrição de pelo menos um dos autores, esteja regularizada. Cada inscrição só permite a apresentação de duas comunicações e a eventual publicação de dois textos. Os artigos de maior qualidade serão publicados sob a forma de e-Book, desde que pelo menos um dos autores se tenha inscrito no congresso, o artigo respeite o formato e dimensão definidos e se enquadre plenamente nas temáticas do 14º Colóquio.

O texto completo da comunicação deve ser enviado em Word, seguindo as normas de formatação, para a organização do colóquio através do e-mail xivcipe@ispa.pt . No texto do email deve estar indicado o formato e título da comunicação, área temática e qual a inscrição (nome do autor inscrito) a que corresponde o texto apresentado. Consulte as normas de formatação do texto completo.