Regras formatação texto completo

  • O texto completo da comunicação deve ser enviado em formato Word para a organização do colóquio através do email xiicoloquiopsicologiaeeducacao@ispa.pt. No texto do email deve estar indicado o formato e título da comunicação, área temática e qual a inscrição (nome do autor inscrito) a que corresponde o texto apresentado. Só serão considerados para publicação os textos completos referentes às comunicações, desde que estes sejam enviados até 25 de Maio de 2012, respeitem as normas de formatação e a inscrição de pelo menos um dos autores, esteja regularizada. Cada inscrição só permite a apresentação de duas comunicações e a eventual publicação de dois textos. Após a submissão receberá no prazo de 48h a confirmação da mesma, caso contrário deverá contactar a Organização. Devem ser seguidas as seguintes normas de formatação:

    TÍTULO MAÍSCULA, NEGRITO, TIMES NEW ROMAN 12, CENTRADO

    Nome de autor, filiação institucional, email (Times New Roman 12 normal, esquerda)
    Nome de autor, filiação institucional, email (Times New Roman 12 normal, esquerda)

    RESUMO: escrito logo a seguir aos dois pontos com letra Times New Roman de tamanho 10, espaçamento entre linhas simples; avanço de 1 cm à esquerda e à direita; alinhamento justificado.

    Qualquer texto para ser publicado, tem que corresponder a uma comunicação apresentada no 12º Colóquio e terá que estar formatado como um artigo. As margens das páginas deverão ser: 3 cm na margem superior e 2,5 cm nas margens inferior, esquerda e direita. Não numerar as páginas do texto, não escrever nada no cabeçalho nem no rodapé das páginas do documento. O texto deve ser escrito em letra Times New Roman12, espaçamento duplo entre linhas, sem espaçamento adicional entre parágrafos (0 pontos) e com avanço da primeira linha do parágrafo de 1 cm e alinhamento justificado.

    Os sub-títulos não têm qualquer numeração, sendo que um sub-título de nível 1 é apresentado em negrito apenas com a primeira letra em maiúscula (e.g. Introdução) e um sub-título de nível 2 é apresentado em itálico apenas com a primeira letra em maiúscula (e.g. Instrumentos), sempre alinhados à esquerda. A utilização de notas deverá ser evitada, em caso de absoluta necessidade estas devem vir no final da própria página e nunca no rodapé.

    As tabelas e figuras devem estar incluídas no corpo do texto e obedecer às normas da APA na sua formatação devendo o respectivo título ser escrito em Times New Roman 10.

    As referências bibliográficas devem seguir as normas da APA e o espaçamento entre linhas ser simples. Os anexos vêm no final do texto a seguir às referências bibliográficas.

    O texto tem o limite máximo de 15 páginas incluindo referências e anexos.